sábado, 13 de abril de 2013

Amor, Amizade e outras histórias




Se Você chama alguém de “amig@”, o que quer dizer com isso? Melhorando a pergunta: o que, a expressão “amig@” significa para Você? É um questionamento que sempre fiz e que tem um mais que relevante propósito. Auxiliar a COMPREENDER e VIVENCIAR o que vem a ser este sentimento/experiência, que reputo um dos mais fundamentais na vida de qualquer ser humano. E tudo começa, entendo, pela constatação de que “amizade” vai muito, MUITO além do que a mera sensação de querer bem ou do bem-estar ao lado de alguém. Significa, em primeiro lugar, laços que foram criados a séculos, talvez milênios atrás, e que transcendem qualquer conceitozinho racionalista, pois remontam às nossas raízes clânicas.

Sim, porque segundo entendo, se Você chama alguém de “amig@”, esta escolha (porque amizade também é um QUERER, o qual) tem uma força que, na maioria dos casos, supera EM MUITO os laços sanguíneos. Tenho certeza que Você consegue ser, com seu/sua melhor amig@, ser absolutamente sincer@ e não guardar quaisquer segredos, sendo que com irmãs e irmãos sanguíneos, mãe, pai ou parentes próximos é incapaz de fazê-lo. E porque existem tais diferenças? Respondo: não apenas porque a VERDADEIRA amizade passa pelo crivo da vontade, mas igualmente porque se trata de uma das mais nobres emoções que desenvolvemos em um (ou vários) renascimento(s): o amor-fráter.

Em que pese nosso dicionário tratar desse verbete como “tratamento dado a clérigos ainda não padres e a leigos pertencentes a uma congregação religiosa[1], sua ORIGEM latina significa, LITERALMENTE, “irmão”, e é exatamente disso que falo. De uma POSTURA, de um VIVENCIAR, de um CONSTRUIR junt@s, pois a pessoa a qual Você chama de amig@ NECESSARIAMENTE já esteve contigo não apenas em uma, mas INÚMERAS situações (de vidas) passadas, seja em situações “fofinhas”, seja LITERALMENTE no campo de batalha, e justamente aqui é que o amor-fráter se revela/revelou MAIS profundo. Isso porque, se hoje Você considera alguém como seu/sua LEGÍTIM@ amig@, é porque esta pessoa foi capaz, INCLUSIVE, de dar a vida por Você. Só que a amizade vai além. Ela envolve outro aspecto, não só de natureza imanente, ou seja, tipicamente terreno, mas que excede um locus observável a olho nu e perceptível apenas com a utilização de nosso sexto sentido: a mente.

Porque o amor-fráter, em seu estado MAIS puro, em ÚLTIMA palavras, se verifica não apenas pelo que sentimos por noss@ amig@, mas também porque a irmandade-amizade se verifica na mais profunda e plena IDENTIDADE de idéias, de posturas, de perspectivas, ou seja, a PERFEITA (se é que podemos falar assim) amizade é aquela que se dá, também, no plano MENTAL, pois seu/sua amig@ é também um/uma irmã/irmã energétic@ e isso faz TOTAL diferença. Isso porque ao reconhecermos e escolhermos alguém como (@ mais autêntic@) amig@, estamos, também, nos ligando carmicamente a alguém que jamais, JAMAIS irá nos praticar o mal ou trair tal sentimento. É bem verdade que muitos foram os casos, nesta e em outras vidas, que a pessoa a quem MAIS dedicamos nosso amor-fráter, possa ter atraiçoado este sentimento. Mas isso é uma outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário