quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Entender a mente: uma explicação da natureza e das funções da mente




Considero fundamental, especialmente na era presente, termos sempre conosco os ensinamentos dos Seres (realmente) Iluminados, os quais diuturnamente estão nos auxiliando com sua sabedoria. Aqui, transcrevo um breve trecho de um dos mais espetaculares livros que já li em minha vida, a saber, "Entender a mente: uma explicação da natureza e das funções da mente", de Geshe Kelsang Gyatso, Editora Tharpa Brasil, São Paulo, 2002, p. 12.

Por vários motivos considero esse texto relevante, interessante e especialmente precioso e um deles é o fato de que a abordagem budista acerca da mente não tem, como inicialmente pode parecer, uma essência, finalidade ou epistemologia psicanalítica tipicamente ocidental. Aliás, a idéia aqui é exatamente outra. Afinal de contas, o que se quer não é uma aproximação ou percepção racional do que venha a ser a mente mas sim uma compreensão do que tal termo possa significar.

Aliás, significado aqui também não tem o mesmo approach cartesiano, mas sim contribuir para que cada ser humano em particular, e todas as criaturas de um modo geral, possam transformarem-se internamente e, assim, concretamente contribuir para a elaboração de um mundo mais feliz, individual e coletivamente. Passemos ao texto:

"Nos últimos tempos, nosso nível de conhecimento e controle do mundo exterior se desenvolveu consideravelmente e, como resultado, testemunhamos notáveis progressos materiais. Porém, não houve um correspondente aumento da felicidade humana; não existe menos sofrimento no mundo e nossos problemas não são menores. Na verdade, poder-se-ia até dizer que existem mais problemas e infelicidade do que nunca. Isso indica que a causa de felicidade e a solução de nossos problemas não repousam no conhecimento e no controle do mundo exterior. Felicidade e sofrimento são ESTADOS MENTAIS; portanto, suas causas não podem ser encontradas fora da mente. Sendo assim, se quisermos ser verdadeiramente felizes e nos livrar do sofrimento, termos que aperfeiçoar nossa COMPREENSÃO da mente." (grifos nossos)

Como sempre, o Mestre disse tudo...

Paz, Saúde e Felicidade a Todos os Seres.

Tulio

Nenhum comentário:

Postar um comentário