terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Diante de nós, a infinita(?) luta...

É comum, na literatura especializada, fazer um paralelo entre a luta pela/da Vida (em sentido amplo e restrito) e aquela travada nos campos de batalha da raça humana. E de modo mais específico, comparar @ guerreir@ "comum" (@ que participa da luta armada) com @ guerreir@ que luta para superar o mais difícil de todos os combates: o domínio (não no sentido de controle ou repressão) (d)a (própria) mente. Por isso é que se diz que, ao entrarmos na senda espiritual, nos tornamos (futuros) guerreir@s da Luz, visto que o sentido final da transformação é justamente esse: obter o estado da Mente Única, onde não existem quaisquer diferenciações. Para isso, deve @ guerreir@ lutar "o bom combate".

O que isto significa? Lutar o "bom combate" significa essa tarefa (nada fácil, diga-se) atribuída a cada criatura, desde o momento em que desenvolve consciência de/sobre si, a fim de eliminar toda forma de ilusão e sofrimento, sobre os quais falarei em textos posteriores. Significa que, ao adquirirmos uma forma, um nome e uma respectiva capacidade de percepção, viver pode assumir variados contornos e acepções, desde o "mero" sobreviver até ilimitadas expressões de transcendência. 

De qualquer forma, vão aqui alguns princípios para entendermos o que isso seja: 1) compreenda que o combate não é um fim em si mesmo. Ele é apenas UMA, dentre inúmeras etapas, até que seja atingido o Pleno Despertar; 2) haverá inúmeros avanços e recuos no combate e isto não é nem "bom" nem "ruim". Apenas é sinal de que se está participando da luta; 3) o bom combate significa NECESSARIAMENTE participar da luta com HONRA e DIGNIDADE, em todos os atos, do acordar ao adormecer; 4) haverá momentos em que Você terá medo. Diante dele, NUNCA recue. NUNCA tenha medo de nada! A coragem para o combate lhe autoriza a recuar para o devido descanso e, também para estudar a melhor estratégida para a luta. VOCÊ É UM(A) FILH@ DA LUZ ETERNA e, por isso, NÃO DEVE TEMER NADA, INCLUSIVE A MORTE; 5) saiba que a superação de todo o sofrimento e ilusão passa necessariamente pelo exercício DIÁRIO e INCONDICIONAL da compaixão e prática do bem. Disto NUNCA se afaste...

Tulio

Um comentário:

  1. Adorei...
    Muitas vezes não compreendemos que nossas lutas são travadas em nossas mentes.

    ResponderExcluir