segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Brasileiras e Brasileiros....



DEFINITIVAMENTE, enquanto nós, Brasileiras e Brasileiros, não mudarmos RA-DI-CAL-MEN-TE nossa postura COLETIVA de convivência, não temos (ou teremos) a MENOR legitimidade para qualquer manifestação desqualificativa do país em que vivemos. Todas as vezes que ando pelas ruas e vejo: 1) motoristas que se LIXAM para pedestres e LITERALMENTE avançam em cima deles ou delas, em nome de "não perder tempo" ou "Você, pedestre (ou ciclista), está me 'atrapalhando'"; 2) pessoas furando fila sem o MENOR peso na consciência, porque "meu amigo/minha amiga está ali na frente"; 3) reclamações que o "governo isso", "governo aquilo", mas é INCAPAZ de solicitar que se refaça a conta no restaurante porque ela veio A MENOS e se gastou A MAIS; 4) o MAL-DI-TO "jeitinho brasileiro" em ação; 5) o MAL-DI-TO "tenho que me dar bem", sem SEQUER se dar conta que o "me dar bem" NECESSARIAMENTE implica no "se dar mal" na comunidade (planeta, meio ambiente - ou tudo junto)....
Ao ver TODAS essas práticas, isoladas ou em conjunto, entre tantas outras, fica CLARO para mim que ainda temos muito, MUITO que avançar enquanto NAÇÃO, enquanto COMUM-UNIDADE que DE FATO E DE DIREITO queira o bem a TODAS as filhas e a TODOS os filhos deste território que chamamos Brasil. CONTRARIAMENTE ao que diz a propaganda do Partido dos Trabalhadores, representado pela atual Presidenta, país “rico” NÃO É aquele em que não há pobreza, mas aquele em que TODAS e TODOS, de FATO e de DIREITO, são co-autores/co-autoras e coadjuvantes na produção e DISTRIBUIÇÃO E DA RIQUEZA. NÃO ME VENHA com essa BALELA de dizer que “não temos maturidade” para viver uma EFETIVA, uma “REAL” democracia. Poderia, TALVEZ, concordar que não tenhamos é VONTADE de arregaçar as mangas e fazer as DEVIDAS escolhas ou, então, fazer as DEVIDAS negações. 
Por exemplo: por que continuamos a adquirir produtos de sociedades empresárias que RECONHECIDAMENTE fazem testes ABSOLUTAMENTE cruéis e/ou desnecessários em animais? Ou seja, fontes CONFIÁVEIS demonstram que é possível utilizar QUALQUER outra forma de teste que não seja nas criaturas que chamamos “bichos”. Isso é APENAS um exemplo. Sociedades que vêm se formando há mais de três mil anos já passaram por INÚMERAS situações de TOTAL crise, fome, guerras internas (e externas), decapitações e tantos outros horrores e vários outros flagelos e, nós, Brasileiras e Brasileiros achamos isso altamente “heróico” ou “bonito” ou “inspirador”. Mas na PRIMEIRA oportunidade que temos de rechaçar as mazelas em nosso país, fazemos CORPO MOLE. Isso mesmo: CORPO MOLE diante das conseqüências. Estamos dispost@s a ficar quatro ou cinco horas num fila para comprar um novo (e “maravilhoso” e “ultra-super-mega moderno”) aparelho eletrônico, mas ficamos indignad@s quando temos que esperar (no máximo) dois minutos dentro de um carro porque um grupo de “gente que não tem o que fazer” está compondo um comboio de cem ciclistas, à noite, que pedalam na frente do meu “maravilhoso” (ultra-super-mega moderno) veículo. Pois é....somos Brasileiras e Brasileiros....Somos?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário