segunda-feira, 22 de agosto de 2011



Dentro do tema inicialmente proposto, a saber, o Karma, trago este bonito trecho de "Psicologia da alma: chaves para a ascensão", 6a. ed., São Paulo, Editora Pensamento, 2006, p. 246:

"A lei básica do karma decreta que você colhe aquilo que semeia; aquilo que você lança ao vento acaba voltando. É a lei de causa e efeito. Você pode até pensar que muitas pessoas que vivem neste mundo aprontam e saem ilesas. Mas eu estou aqui para lhe dizer que ninguém escapa impune. Como disse Edgar Cayce, 'cada i, cada vírgula da lei é cumprida'. O interessante acerca da lei do karma é que ela se estende ao longo de muitas vidas. Ainda que aparentemente alguém tenha tirado vantagem de oura e escapado ilesa, na verdade não é isso o que acontece. A alma permanece ainda que tenha encarnado em outro corpo físico (...)

Há diferentes níveis de karma. Isso de que eu venho falando até aqui é aquilo que eu denominaria karma pessoal - aquilo que você pessoalmente colocu em movimento com o poder da sua consciência. O segundo tipo de karma é o karma de grupo. Quando você encarna neste mundo, nasce num grupo identificado pela cor da pele, filiação religiosa, etc. Uma pessoa nascida num corpo de pele negra nos Estados Unidos sofre com o racismo e o preconceito, nãoporque a pele negra é inferior à branca, mas por causa do baixo nível de consciência espiritual de muitas almas deste plano. Uma pessoa que nasça num corpo de pele negra, ou em qualquer outro grupo minoritário, assimila as lições kármicas desse tal grupo.

Outro tipo de karma é o nacional. Você nasce num determinado país, e, depois, é doutrinado com suas identificações egoístas. Se, por exemplo, houvesse uma guerra entre a China e os Estados Unidos, os habitantes de cada país se enredariam em suas próprias lições kármicas nacionais. Você não é uma ilha. Depois, há o karma do planeta. Esta escola específica chamada Terra proporciona lições bem diferentes daquelas assimiláveis em outros planetas desta galáxia ou deste universo. Você precisa lidar com o karma do planeta e com a fase histórica em que nasce.

Também é possível dizer que todo karma é pessoal, pois você, como alma, scolhe a cor da pele, a família, a religião e o país antes de encarnar. A palavra 'karma' muitas vezes é associada ao mau karma, à idéia de que você precias experiamentar alguma forma de sofriemnto por conta de uma lição ainda não aprendida (...)

Não há necessidade de sofrer. O sofrimento não faz parte dos desígnios de Deus; é, na verdade, um desejo seu. É um sinal de que você está deixando que o ego negativo, o seu separado e fundado no medo, aja como guia, quando na verdade tal função é prerrogativa da alma ou do espírito. Não existe pecado. Pecado, supostamente, é alguma manca indelével no seu caráter, algo que não pode ser removido. Mas essa é uma noção egoísta, e não espiritual. Não existem pecados, mas apenas erros. O verdadeiro significado do termo pecado é 'errar o alvo'. Erros são na verdade positivos, e não negativos. A idéia é aprender com eles e, acima de tudo, PERDOAR A SI MESMO. SER PERFEITO NÃO SIGNIFICA JAMAIS COMETER UM ERRO. A VERDADEIRA PERFEIÇÃO É SEMPRE PERDOAR-SE PELOS ERROS, aprendendo com a experiência."

Para refletirmos e APLICARMOS em nossas vidas...

PAZ, PAZ, PAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário