quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lutar a boa luta


Venho repetindo umas frases de efeito a todas as pessoas queridas. Tornaram-se meio que um mantra nos últimos dois ou três meses: não há mais tempo a perder! Não podemos mais nos dar o direito de escolher ou lidar com pessoas ou situações absolutamente inúteis em nossas vidas. Essa percepção decorre de uma inferência que sempre tive perante a vida: aqui estamos para lutar a boa luta. Se você ainda não ouviu essa expressão, há nela algum significado válido para nossas vidas?
Em nossas infinitas existências, percorremos caminhos que nos conduziram a destinos (suposta e) totalmente ignorados. Mas isso decorre da própria idéia que temos do incognoscível, ou seja, ainda não desenvolvemos onisciência e, assim, seria natural que não pudéssemos antever o que irá acontecer a nós mesmos. Aristóteles entendia que o conhecimento não é algo dado, um fenômeno pronto, em que pese haver uma parte teórica em seu sistema relativo ao conhecimento. Ou seja, a pessoa em busca do saber deve explorar todas as possibilidades que lhe possibilitem reunir as informações necessárias a fim de fazer seus julgamentos.
Ocorre que é justamente esse fazer-se no mundo por meio das nossas experiências que confere a graça de estarmos vivos. Dito de outra forma: se soubéssemos o fim do filme seria tão interessante assim? Por sua vez, esta constatação (?) diz respeito a outra: para nos tornarmos “gente”, para nos reconhecer enquanto humanos e detentores (?) de um discernimento perante o viver, é imprescindível colocar-se diante de si mesmo e identificar o quê e quem se é, o que se quer e como fazer. Após essa etapa, a qual de modo algum não pode (ou não deve?) ser desprezada, aí sim, se lance no universo.

Vá experenciar todas as potencialidades individuais e coletivas. Não tenha medo do que quer que seja, visto que a nós foi conferida, segundo entendo, a bênção de progredir, não numa escala linear ou cartesiana, mas de modo harmonioso com todo o Universo. Quando distinguimos todos esses elementos já estamos lutando a boa luta, pois quando @ guerreir@ depara-se com todas as pessoas que já entraram na senda, em seu íntimo tem a certeza de que mesmo diante do mais difícil combate, estará perante um oponente que, como ele, tem HONRA. Aliás, sobre este último conceito, ainda falarei bastante.

Blessed be!!!

Tulio


Nenhum comentário:

Postar um comentário