quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Karma e suas implicações - IX




Continuando nossos diálogos sobre o Carma, segue a transcrição do entendimento de W.W. da Matta e Silva, em "Umbanda do Brasil", São Paulo, Editora Ícone, 1996, p. 389 e seguintes:

"Toda e qualquer ação e reação ao espírito, no mundo das formas ou da matéria, isto é, da energia física propriamente dita e reconhecida, seja ela eletromagnética, atômica, etérica, etc, o mesmo (dentro do conceito oculto ou esotérico) a poeria atÕmica, homgênea, ba´sica, matriz de todas as subseqüentes forma dessa energia, se deu, ou se dá, por força de um carma constituído.

Esse carma assim denominado pela Escola Umbandista se constitui e se movimenta em conseqüência do rompimento do carma original ou causal; portanto, por si é um efeito, derivou de uma causa. Para esse tipo de carma - denominado Constituído - foi que as Hierarquias Regentes, por ordem Suprema, estabeleceram uma Lei (chamada a lei kármica dos hindus) que o fez dependente de um sistema especial - o da encarnação ou das reencarnações (...)

(...) o espaço cósmico, infinito, ilimitado. Considere-o uma natureza neutra, que independe, em sua estrutura íntima, quer de energia física propriamente dita, quer do espírito, como um entidade cujos atributos são a inteligência, a consciência, a vontade, a idéia, etc.

Essas três realidades (natureza neutra, energia física e espírito) são extrínsecas entre si, ou para dar uma idéia mais clara: espaço cósmico, espírito e energia (ou matéria), sempre existiram no seio da eternidade, sem terem sido engendrados um do outro, pelo Poder Supremo. Em suma, nenhum foi extraído ou derivado do outro. Todavia, preexistem, estão ligados ou entram na dependência um do outro. Dessas três realidades, nem o espaço cósmico nem a energia têm inteligência, consciência, vontade. Elas são atributos intrínsecos do espírito, que é da mesma essência do Pai, ou seja, de Deus.

E quanto a espaço cósmico e energia, são realidades que o Poder Supremo comanda, pode movimentar, desdobrar, dinamizar, imprimir, associar e desassociar, pois são, porque sempre o foram, em toda a eternidade, seus atributos externos (...)

(...) o Macrocosmos, também chamado Universo. Nele existem todas as incontáveis (além das observadas pelos estudiosos do assunto) galáxias, vias-lácteas, sistemas planetários, corpos celestes, inclusive o planeta Terra.

É o modus operandi que dá seqüência a nosso carma constituído. É onde o nosso espírito encontrou a energia, as propriedades e as qualidades da mesma, que facultam o gozo e as sensações diretas, objetivas (...)

(...) são essas legiões de seres espirituais que habitam o puro espaço cósmico, neturo, vaixo de energia, que formam o Reino Virginal ou o Cosmos Espiritual (...)

Por isso é que fica perfeitamente patente a existência de um carma original ou causal. A queda ou descida das legiões de seres espirituais implicou um rompimento desse carma original e conseqüentemente gerou outro aspecto, que se constituiu como um efeito dessa queda. É assim que a esse outro aspecto objetivo do carma causal nós denominamos carma constituído, porque esse é o que está afeto diretamente à matéria ou à roda das sucessivas encarnações".

Tulio

Nenhum comentário:

Postar um comentário