quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Um dos sentidos da luta




Se há 2 ou 3 séculos atrás as lutas individuais e entre os países indicavam, entre outras coisas, a sêde pelo poder, a imperiosa necessidade de sobrevivência ou mesmo a ainda não elaborada consciência de uma coletividade em harmonia, atualmente percebo que as batalhas adquiriram outros sentidos. E um deles, certamente, é o da peleja interior pela superação de tudo aquilo que ao longo de um período relativamente longo ou breve foi transformado em dificuldades.

Estas últimas existem de todo tipo. Para alguns, significa um impedimento motor para segurar um copo dágua. Para outros, a raiva contida em lidar com o chefe autoritário. Em quaisquer casos, é nítido que forças internas (e também externas) estão em constante embate. Isso me faz lembrar o ensinamento do sábio da tribo, ao ser perguntado sobre o que significa o bem e o mal. Respondeu que dentro de cada pessoa existem dois lobos ou cachorros, em constante luta de morte, um representando (notar que se disse representando) o bem e outro o mal. Daí, um dos jovens da tribo perguntou qual deles vence. Respondeu o sábio: "Aquele que você alimentar mais".

Em outro momento, falaremos sobre nossas emoções, agressividade, entre outros aspectos, mas acho importante que tenhamos clareza em compreender que a luta interior é igualmente fundamental. Isto porque aquela arena por nós montada no decorrer das vidas tem justamente a função de colocar em evidência para nós mesmos tudo aquilo que deve ser transformado.

Que todos os Seres sejam felizes.

Tulio


Nenhum comentário:

Postar um comentário