domingo, 7 de agosto de 2011

Tubarões, verdugos e vitimizações



É muito comum termos experiências, não apenas no nosso dia-a-dia, mas também em nossos sonhos, de perseguição, seja na condição de verdugos ou de objeto de captura. Tais situações freqüentemente geram estados de ansiedade e/ou grande tensão por parte de quem está vivenciando aquele momento. Talvez devêssemos observar um pouco este fenômeno, a fim de rapidamente compreender esse tipo de tormento, um ou alguns de seus significados e, algumas sugestões para iniciarmos nossas superações.

Imagine uma cena de sonho: alguém está andando nas ruas de uma pequena cidade ou bairro e, de repente, olha para trás e vê que está sendo perseguido por um... enorme tubarão branco!? Coisas de sonho. Incrivelmente, apesar de viver no meio aquático, o animal tem a capacidade de se mover em terra. Com sua imensa boca (cheia de dentes, claro) está atrás de você, arrastando-se pelas ruas da cidade, caçando-lhe implacavelmente. Se num primeiro momento ocorrem vários sentimentos como medo, terror, angústia, raiva, entre outros, por outro, quase como que por milagre, você percebe que está...voando!?

Ora, então o terrível peixe deixou de ser tão ameaçador ou perigoso assim. Por mais que tente dar uns pulinhos (afinal de contas ele é literalmente um peixe fora d’água), ele não lhe alcança. Daí, se percebe que, no fundo, você tem total condição de, mesmo estando sob iminente perigo, deste ficar acima, e, ainda, examinar aquele que era um terrível monstro, para chegar à conclusão que todo o medo da perseguição acabou não apenas pelo fato de você não ser mais um alvo da caçada mas também porque possui total capacidade para mudar a situação. Detalhe: você não passou da condição de vítima a algoz, mas de consciente condutor de seu próprio status.

Agora, transfira o exercício acima para sua vida “real”. Certamente em inúmeras vezes nos vemos às voltas com algum tipo de perseguição, a qual é não é perpetrada, logicamente, por um tubarão, mas por um ser humano, o qual geralmente não tem o menor peso na consciência em lhe colocar numa “enrascada” ou, em casos extremos, atentar contra a sua vida, física ou emocionalmente. Não entrarei no mérito das perseguições como produto cármico, mas o que nos interessa é perceber que, tal como o sonho acima descrito, sempre há a possibilidade de que algum “poder”, saído não se sabe de onde, está à nossa disposição para que nos auxilie a transformar uma situação desesperadora em sublimação.

É evidente que no dia-a-dia não podemos sair por aí “voando” para escapar daqueles que nos perseguem e talvez essa não seja a melhor alternativa, visto que apenas fugir não mudará sua vitimização. Pode até ser que num primeiro momento o fato de escapar de seu perseguidor lhe dê alento para, talvez, refletir sobre qual a melhor estratégia para o enfrentamento. Mas, e isso é fundamental, tenha a plena certeza de que você possui todas as condições para encarar aquela pessoa ou circunstância interpretada como um risco à sua segurança ou bem-estar e, mais que isso, transformar sua própria condição. A mensagem é: não tenha medo.

Seja Alegria!!!

Tulio

Nenhum comentário:

Postar um comentário